quarta-feira, 25 de abril de 2012

‎#CotasSim

Sem blá, blá, blá, ok?


apanhadinho virtual do Pittaco-google imagens




As ações afirmativas são instrumentos de grandes efeitos equilibradores do acesso à justiça. Encontra fundamento na filosofia política de Aristóteles (justiça distributiva), na justiça cristã (caritas), na justiça marxista (capacidade X necessidade) e na ideologia liberal aparece como um simulacro de justiça artificial (John Raws). Encontramos ensinamentos de diversas doutrinas religiosas e filosóficas que acolhem tal fundamento, tais como: “o acolhimento do outro” o “respeito ao estrangeiro”, o “o tratamento desigual aos desiguais”etc. As afirmações que inspiram posições contra as ações afirmativas e seu mecanismo mais conhecido (cotas) têm surtido um efeito polemizador muito mais em razão da presença do racismo (já institucionalizado) que não aceita ver negros ascendendo socialmente, do que em possíveis argumentos que orientem a sua contrariedade. Precisamos um pouco mais de esforço coletivo e termos orgulho de sermos cotistas, como os demais povos, raças e etnias são e já o foram no Brasil. Estamos reescrevendo a historia do Brasil, dessa vez num modelo justo e igual para todos. Oxalá não precisemos, num futuro próximo, continuarmos a nos servir desse recurso para nos dizermos um país democrático racialmente.
extraído:http://www.facebook.com/saobernardo

o que é AÇÃO AFIRMATIVA ?

Um conjunto de ações privadas e/ou políticas públicas que tem como objetivo reparar os aspectos discriminatórios que impedem o acesso de pessoas pertencentes a diversos grupos sociais às mais 
diferentes oportunidades. Um exemplo é a política de criação de delegacias policiais especializadas no atendimento a mulheres. A falta de treinamento específico e da compreensão dos tipos de crimes que mais vitimam as mulheres influi na capacidade de oferecer um atendimento adequado às vítimas e na devida punição dos criminosos.


Xerooo

0 comentários:

Postar um comentário