quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Debaixo dos caracóis e nós dos meus cabelos....

Amo meus cachos, amo mesmo. Mas jamais negarei do trabalho infeliz que eles me causam... Aff! Perdi as contas de quantas vezes chorei, esperniei, das vezes que tive vontade de  ficar careca ( mesmo que fosse apenas por 1 segundo), das vezes que xinguei até meus ancestrais... ( não fique com raiva de mim...).
Sei que o problema não é o tipo de cabelo e sim o cabelo da "mulher". Qualquer mulher que carregue madeixas em sua cabeça certamente passa por momentos de terror! É natural, a gente nunca está satisfeita e sempre acha que poderia ser melhor, ficar melhor e por ai vai.

Tem gente com cabelo cacheado que quer ficar com ele liso, gente que tem liso e que se acaba para ele cachear ( já vi até gente que usou sabão em pó pra isso), gente querendo virar black, gente que quer ter cabelo crespo e as histórias vc também conhece e tem várias pra contar...

Não posso nem falar dos milhares de químicas que apliquei nas madeixas para reduzir volume, torná-los mais fáceis de pentear.
Gente, quem me conheceu na infância sabe bem do que eu digo, eu parecia Maria Betânia misturada com Gal Costa de tanto cabelo que eu carregava comigo (eu parecia com elas só no cabelo, viu?)

Minha mãe achava lindo e eu achava u ó. Quando eu sentava para desembaraçar as madeixas... Não vou nem prosseguir... Só lembrar da parte de tirar os nós...
Bem, ao longo do tempo eu cresci, e fiquei dona de mim (minha mãe achou péssimo, fazer o q?). E aí eu me entreguei ao prazer (desespero) das ofertas milagrosas de todos os lançamentos de " solução automática de cabelos". No fundo no fundo eu sabia que meu cabelo não ficaria idêntico ao das modelos que sorriam nas embalagens, mas havia um sentimento de esperança que se confundia com ilusão.
Depois de quedas de cabelo (hj meu cabelo não é nada do que era antes). Eu me assumi de vez (não que eu me negasse aos cachinhos), mas assumo os meus cachos e até me acostumei com os nós (é um trabalho que exige terapia... srsrsrs).

E hoje estou aqui para falar de cabelos cacheados sejam crespos ou não. Acho lindo, e sei que vai bem em qualquer momento e ponto.

O bacana é saber cuidar dos cabelos, encontrar o creme, shampo, condicionador certo para eles. Diante de uma infinidade de opções, eu aconselho que vc teste os produtos(de hidratação e limpeza) sem medo, pq cada cabelo tem a sua particularidade. E isso precisa ser respeitado.

Por isso que o Pittaco são em dicas universais que valem para todo e qualquer tipo de cacho, ok?

Primeiro o legal é vc se conscientizar e saber decifrar a realidade do seu cabelo.
A primeira pergunta que precisa fazer a si mesma é: Como está o meu cabelo?

Ele está quebradiço? Muito fino? Ressecado? Hidratado? Multicolor? ...? ...?

Responda e assim vc encontra a sua realidade. Para o dano encontrado no seu cabelo, há uma solução para ele. É isso que vc tem que priorizar. Antes da beleza, o cuidado.
O CUI-DA-DO!

Cabelo bem cuidado é sinônimo de cabelo bonito! Sim, cabelo bonito. E após isto, vc só precisará ajustá-lo ao tipo do seu rosto.

Eu não sou ligada a ideia de lavar as madeixas todos os dias, acho que não garante a secagem 100% dos fios até a raiz, principalmente quando o cabelo é cheio e volumoso. E mais ainda quando passamos a maior parte do dia em ambiente fechado com pouca ventilação. Por isso, recomendo de 2 em 2 dias, ou no máximo 3. Acredito que mais do que isso o cabelo já muda de cor e fica com um aspecto feio (até pode feder. uiuiuiuiu).

Se no mercado existem uma variedades de pentes, acredito que não são para enfeites, são para cada tipo de cabelo. E se seu cabelo tem cachos pq usar o pente fino? Cabelo cacheado precisa de pente com dentes largos. Eles precisam facilitar o processo e não fazer do momento de pentear um sacrilégio!


Nada de dizer que  o shampoo só lava os cabelos e, nada de dizer que condicionador e creme de massagem são as mesmas coisas. Fala sério! Você precisa de shampoo "E" condicionador que atendam as suas necessidades e respeitem o seu tipo de cabelo. E além disso vc precisa de UM CREME DE MASSAGEM! Por favor, não misture as coisas.

Lembra que a maquiagem é ritual? O lavar dos cabelos também. Sabia que a depender da forma que vc lave e seque os cabelos, vc pode detoná-los?

Então vamos aos passos:
Êta postagem enooooorme!

Lavar e condicionar os cabelos sempre massagenado, isso estimula a produção de sebo protetor nos cabelos.


Dica de salão que cuida disso muito bem:
Intituto Beleza Natural  que fica no Largo da Tanque.

Dica: a química utilizada é hidróxido de sódio. Amônia e guanidina não são compatíveis. Caso haja vestígio de química não compatível no cabelo, a parte afetada não irá cachear. Mas se o seu foco for apenas hidratar, pra mim lá é o local ideal.

Aproveite o momento do condicionador para desembaraçar os fios. Sempre das pontas para a raiz. O processo inverso parte os fios com mais facilidade.

Na hora de secar, por favor, evite esfregar a toalha nas madeixas, vc deverá apertá-los com a toalha.

Utilize o creme de massagem de 15 em 15 dias. Se seu cabelo estiver muito, mais muito ressecado e fraco, use o Hidraforce do Beleza Natural. É ótíssimo!
Na hora de escolher o creme de massagem, prefira sempre aqueles com proteínas do leite e da seda, ceramidas, gérmen de trigo, soja, extratos vegetais, queratina, silicone, estes impedem a saída de água, desarmando os fios. Os cachos ficam mais definidos.

Fazer um corte repicado nas pontas é o que há. Eu fiz isso nos meus!



p.s: Não sei o que está acontecendo, n estou conseguindo adicionar fotos. Amanhã tentarei postar aqui as fotos para vcs!

Xero e não deixe de dar o seu Pittaco. Dê Pittacos de marcas de shampoo, condicionador e cremes de massagens e para pentear.

2 comentários:

  1. Experimentem a linha para cabelos extra-secos da Natura de ANDIROBA! O shampoo, o condicionador e o creme para pentear são uma maravilha!!!

    ResponderExcluir
  2. Os produtos da BioExtratus como a linha Queravit e Shitake foram ótimas para os meus cabelos. Gostei muito também do creme para pentear SUPER da OX. Meus cabelos ficaram com qualidade, realmente super hidratados.

    ResponderExcluir