sexta-feira, 22 de julho de 2011

Coletor menstrual ecológico! #resistência #dilema

Se vc franziu a testa quando leu, só aumentou a estatística das mulheres que estranharam o termo e mais ainda enojou a situação. Não há como criar na mente milhares de modelos do que realmente venha ser o tal coletor... Coletar sangue??? Foi exatamente isso que indaguei quando uma colega de trabalho puxou a novidade.

E que diacho é esse coletor menstrual ecológico?

O coletor é o mais inteligente conceito de higiene feminina. Simples de usar, funciona como um coletor menstrual reutilizável e flexível.

É uma novidade que há alguns anos vem encantando as mulheres da Europa, EUA e Canadá e, agora, chegou ao Brasil.

Uma solução ecológica, prática, econômica e higiênica que substitui os absorventes femininos.

Produzido 100% em silicone medicinal, adequá-se perfeitamente ao corpo e oferece até 12 horas de proteção e conforto. Não contém látex, corantes e nem agentes branqueadores. A aceitação das brasileiras e dos profissionais de saúde tem sido muito boa. Custa R$ 83,00.

apanhadinho virtual do Pittaco-google imagens

Não estou criticando, não, viu (ou posso até estar mesmo, sei lá)? Mas a ideia é quando surge coisas novas que causam estranheza, lógico que as dúvidas bombardeiam na sequência... Mas vamos lá. Entramos no site da Miss Cup do tal coletor e fomos direto para o FAQ... Bem, copiei as perguntas e respostas e seguem intervenções na cor vinho (pequenas indagações que foram gerais na turmitha do trabalho que presenciou o fato - aff, parece crime, né? rsrsrsr)

O coletor vaza?

Se colocado corretamente, conforme as instruções de uso, o coletor é confiável e não vaza. Algumas mulheres demoram um ou dois ciclos para pegarem a prática de como colocar e remover; assim que isso acontece, não é necessário usar absorvente externo como proteção, você vai fazer isso em segundos!
(Tá bom, até lá já posso ir me preparando, né? para a bagaceira...)
Se houver vazamento, procure verificar se o coletor está totalmente aberto, para isso veja se você consegue rodá-lo, outra forma também, é com o dedo indicador tentar apalpar a borda do coletor, com o objetivo de verificar se não está amassado em nenhuma parte.
 
Faz muita sujeira?

A primeira reação de muitas mulheres é pensar na sujeira para colocar e retirar o coletor, mas logo que você experimentar, ficará surpresa em ver o quão limpo, higiênico e prático ele é. O coletor é colocado logo na entrada da vagina, diferentemente dos absorventes internos, que precisam ser colocados bem mais no fundo.  (Como é isso, menina? Jura que não vai fazer a maior meleira quando isso for retirado do interior?)

Algumas mulheres usam apenas a força dos músculos vaginais para removê-lo. (isso é pompoarismo? rsrsrs) À primeira vista, é difícil acreditar num produto que não vaza, não propicia odor, é confortável, limpo, não faz bagunça e ainda ajuda a não poluir o planeta! (ainda bem que vc me entende... muito difícil acreditar, ainda mais se tratando de um assunto como este.... )

E o cheiro?
(só de pensar... aff. Tá, mas explique....) Nada de cheiro. O sangue só produz aquele odor desagradável quando entra em contato com o ar. Com o coletor,, o sangue permanece dentro do corpo, assim nos sentimos mais limpas e seguras, sem preocupação com mau cheiro e vazamentos. (ta bem, t estou forçando para entender...)
 
Sentimos o coletor enquanto usamos?

Se você sentir, é porque não foi colocado corretamente. Leia o manual com as instruções de uso e as “Perguntas frequentes” sobre como colocar o coletor ou consulte-nos por e-mail.
Você vai se sentir como se não estivesse menstruada . (isso deve ser o resultado quando se acostumar com a situação, né? até lá...)

apanhadinho virtual do Pittaco-google imagens


O coletor pode ser usado por mulheres com fluxo intenso?
O coletor funciona muito bem também para mulheres com bastante fluxo. A capacidade do coletor é de aproximadamente 30 ml e a maioria das mulheres não chega a encher o copinho em 12 horas. (tudo bem, cada uma com suas particularidades, mas se o copinho encher, irá vazar, né? E aí? Retira o copinho, dá aquela lavadinha (eca) e insere de novo lá? #falaserio)

Posso dormir com o coletor?

Claro! Você vai se sentir limpa e segura por toda a noite. Você pode usar o coletor por 12 horas. (bem, imagino que meu corpo estará em uma outra posição, o copinho não irá derramar? Desculpe a minha ignorância...)

 
Como limpar o coletor?

Fazer a higiene do copo menstrual com água e sabão neutro é suficiente. Entre um ciclo e outro, recomendamos ferver por 5 minutos. (pera, ferver o tal copo aonde? Na panela? No microondas? O copo não é higiênico? Aiiiii, vou vômitar (uguguhuhugug))


apanhadinho virtual do Pittaco-google imagens



Como fazer a higiene em banheiros públicos?
Como o coletor não precisa ser removido com frequência, você provavelmente não terá que removê-lo em banheiros públicos. De qualquer forma, quando isso ocorrer, basta tirar e limpar o coletor com papel higiênico, lenços umedecidos, ou leve consigo uma garrafinha com água. Na próxima troca, faça uma higiene com água e sabão. (primeiro, banheiro público é local mesmo de higiene? Tá, segundo, vou ter que garantir a garrafinha na falta de lenços e papéis, né? Ok. Se precisar fazer isso em banheiro químico....)
Se você tiver mais do que um coletor, poderá esvaziá-lo, guardá-lo numa sacolinha para higienizar depois e colocar o seu coletor reserva. (ai, n, ai, tá sério isso, viu? já vi que não sou uma mulher moderna...)


Qual é a validade do coletor?
O silicone é muito durável. A validade do produto depende de diversos fatores tais como: frequencia e modo de higienização, ph vaginal e produtos de limpeza que são utilizados. Recomendamos que as usuárias verifiquem regularmente seu coletor para ver se não há sinais de deterioração como alteração da cor, se está pegajoso, se tem odor. Nós recomendamos que você troque a cada 2 ou 3 anos, mas cabe a cada consumidora decidir quando substituir seu coletor. (meu Deus! é muita coragem... #morri)


O coletor pode ficar preso ou posso ter dificuldade para tirá-lo?

A vagina tem aproximadamente de 7 a 10 cm de comprimento. Se ocorrer de você colocar o coletor mais perto do colo do útero e ficar difícil de removê-lo, faça um pouco de força com os músculos vaginais e puxe o coletor pela haste. Retire-o devagar, vire-o um pouco de lado para facilitar a entrada de ar e aperte um pouquinho para evitar a formação de vácuo. Agachada é a posição que ajuda bastante, já que, assim, a vagina fica mais “curta”.

Tente relaxar; se você estiver nervosa, os músculos tencionam e a remoção pode ficar mais difícil. Procure esperar alguns minutos até estar tranquila para retirá-lo. Leia novamente as instruções de uso para garantir que está colocando seu MissCup de maneira correta.  (aí que foi... imagine a situação amiga, vc ter que ir direto para a emergência #boa sorte).

.........................................
Bom ,e aí? Se quiserem saber mais sobre o coletor menstrual visitem o site da Miss Cup ou Meluna Cup.
Ah! Anne Sobotta revende o coletor... Se quiser saber mais ou adquirir...
71-8231 4135 / 3024 5135
yogagravidez@gmail.com
Enquanto isso vou ficando no tradicional mesmo. rs

Xeroooooo

5 comentários:

  1. OI Cáren!!!
    Já tinha visto esse coletor e a primeira palavra que eu li foi ecológico. Então entrei no site rápido e simplesmente não achei tão higiênco assim. Tb pensei em onde ferver ele, pois com certeza teria que separar uma panela ou outro vasilha me só para esse fim. E já pensou se outra pessoa confunde esse vasilhame? o_O #Tenso
    Outra dúvida: e quem sente cólicas fortíssimas? Será que vai incomodar nesse quesito tb? Não encontrei nada no site que tirasse essa dúvida.
    Tb não curtir nem um pouco a questão de troca em banheiros públicos...
    Pode ser uma questão de costume, sei lá, mas acho que eu não me acostumaria com esse coletor...
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  2. iiiiiiiiiiii, sei ñ viu?

    O que eu sei é que Cáren é ótima... depois dos comentários à cada perguntinha e resposta... ela coloca seu comentário pessoal e no final do post? um marketing... rsrsrs!

    Adooooorei seu humor...

    Talvez usaria p experimentar, rs, mas sem estar naqueles dias...
    Ñ sei qual é o mais nojento... se é menstruar ou usar esse tal coletor...
    Bjok meninas...

    ResponderExcluir
  3. Janaaaaaaaaaaaaaa
    Saudades de vc, viu?
    Rindo muito com a troca de vasilhames. kkkk
    Imagine:-"Não, pera não ferve aí não, pq este é do meu coletor menstrual". auauauauauaua
    E aí lá se vão milhares de dúvidas sem respostas...
    E ser muito "ecológico" para usar.

    Adorei de te ver por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Aê Dai!

    Vc é um amor! Levanta a moral de qualquer um sabia?
    O mais nojento é este coletor, acredito. Copinho de sangue enchendo (ui, eca), depois vc retirando para jogar fora e passar aguinha... Depois introduzir a mesma porcaria de novo e no final dura quase 3 anos (a higiene é na fervidinha) #memato

    ResponderExcluir
  5. Popularmente falando: o Ô...
    rsrsrs

    ResponderExcluir