segunda-feira, 11 de abril de 2011

Vintage ou retrô?


Há muito que palavra vintage está no foco das tendências. Entre uma visita e outra nos sites, blogs e até mesmo em bate papo escuto: - "Vintage está na moda!" E lá vou eu  futucar que tendência é esta e, vou também (nem me lembro se larguei uma dessas por aqui) no embalo na  busca para esclarecer...Tudo que é "antigo" é vintage? Ops! Aqui no Pittaco a gente sempre busca saber a real das palavras para que possamos sempre dar nome aos bois, as vacas, galinhas e piriquitos corretamente.

apanhadinho virtual do Pittaco- google imagens


Vintage está na moda? Sim, lógico, se não estivesse não receberíamos este descarrego com tantas, peças e coisas chamadas de vintage... Segundo, vintage é tudo que é antigo? Ai que está ô detalhe...

Vintage não é a roupitha que lembra a década x, y ou z que vc acabou de comprar ou acabou de pegar na costureira...
Para a peça de roupa ser vintage ela tem que ter no mínimo 20 aninhos de existência e mais...


apanhadinho virtual do Pittaco- google imagens

  • tem que estar em perfeito estado
  • não deverá ter sofrido nenhuma transformação, tipo: customização e reformas
  • e tem que ter a marca registrada de uma tendência, de uma década e/ou de um estilista que se destacou (melhor ter nascido justamente neste momento)
Acredito que, através destes pequenos itens dá para entender que a blusinha da vovó que sua mãe já colocou uns babadinhos e deu algumas pinças não é vintage, ok? Mas se for aquele vestido que sua mãe casou há uns 30 anos e vc colocou em sua mente que ele está perfeito para vc casar, pronto! Este vestido é vintage!

Ah! Lógico que não vou deixar vc abandonar a página do pittaco sem saber como chama as réplicas das décadas da era da vovó ou da mamãe que citei no início deste post: pode chamar de retrô, tudo que está fora da listinha, ou seja, memórias de uma tendência.

Origem do nome vintage:


apanhadinho virtual do Pittaco- google imagens


Vintage é uma palavra emprestada dos vinhedos onde a melhor tradução seria boa safra, algo como um lançamento que tem características especiais e que muitas vezes não era clássico e nem tão antigo assim. Normalmente os vintage são de marcas famosas dos anos 60 e 70…


Origem do nome retrô:

apanhadinho virtual do Pittaco- google imagens


Retrô significa “para trás” ou “dentro após épocas”, a moda retrô em poucas palavras é uma releitura do passado, uma retrospectiva do que já foi visto.
fonte dos fragmentos sobre as origens: futilidadefashion.com

Post pequenino... Estou tentando trabalhar isto em mim...
Rsrsrs, hj a gente fica por aqui...

Xerooooo

0 comentários:

Postar um comentário