quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Pittaco na Doação!



Fala sério. O que é seu que pode ser muito útil a alguém? Responda-me, diz o que vc tem aí sua casa, no seu guarda-roupa que vc não usa, tá com um aspecto ótimo, mas vc insiste em guardá-lo por puro apego material?

Se toca, não concordo com esse negócio de mandar dinheiro para os desabrigados da Cochinchina, mandar agasalhados para os sem teto dos Cabrobó. Isso não é radicalismo, mas vc já parou para analisar o quanto de necessitados você encontra durante seu trajeto para qualquer lugar, desde o momento que se abre a porta de casa para sair até o momento que retorna?



Pow, não dá para se adaptar (até que muitos já nem percebem mais) a realidade de carentes que transitam no mesmo espaço que a gente. Não tem como colocar vendas nos olhos e, se fazer de cega diante dos trapos de panos, usados por muitos como única vestimenta, sem a possibilidade de troca. Não há como ficar surdo diante do: "Tia, pode me ajudar?" ou "Pessoal, desculpe atrapalhar a viagem de vcs, mas já atrapalhando..."
 
google imagens
 
Muitos dos carentes já estão com os discursos prontos, gravados como uma estratégia de comoção (para o choro ou para o riso) para garantir que vc retire um trocadinho para a sobrevivência de mais um dia dele na terra (seja para matar a fome ou o vício). E diante de tantas notícias e fatos ruins, alguns se fecham para "não contribuir com o crime". Agora crio a discussão: diante de um entra e sai, como ter bola de cristal para adivinhar quem conta a verdade? Esqueça as carinhas carimbadas, que vc já viu passando um dia desses na rua todo arrumadinho e, que todo mundo no bairro tá ligado que se fazer de pedinte para ele, virou uma profissão de sucesso!

E aí, o que fazer? Ajudar ou não a um desconhecido? Quem pode lhe garantir, que o esforço feito aqui para ajudar alguém de tão longe realmente minimize a situação? E quem pode lhe assegurar que vai chegar na mão de quem realmente precisa? Antes de responder, evite detalhes, evite os "se" e por aí vai.

google imagens


Pelo amor de Deus, não estou fazendo campanha para não ajudar os carentes de longe, não. Mas poxa, tem gente tão perto precisando de vc! E em quase sua totalidade a ajuda é tão simples, que no final vc que acaba se ajudando, pq a doação faz bem a quem faz e a quem é beneficiado.

Escolha a forma, a quem, como e quando vc quer ajudar, e faça disso rotina. Ainda há tempo de escolher uma cartinha na árvore e ascender o espírito de esperança e sonho de alguém. Continue ajudando a quem esta distante, mas não negue cuidar de quem está perto.



Um grupo lá do trabalho fez um Natal hiper legal. Saíram do mesquinho da fartura de comida e troca de presentes para um Natal Solidário. Trocaram os gastos excessivos nas ornamentações e vestuários e investiram em diversas ações para arrecadação de dinheiro, materiais dos mais variados para a Instituição Lar Pérolas de Cristos, lá estão crianças e adolescentes que sofreram violência e/ou abuso sexual dos pais/parentes ou afins e, cujos processos ainda encontram-se em tramitações pela justiça.




Eles mobilizaram o prédio inteiro, e garantiram ontem uma bela festa às crianças. Além dos presentes oriundo da Árvore dos Sonhos, na qual os funcionários escolhiam a criança para atender ao pedido feito na cartinha para Papai Noel, o Lar recebeu doações para a manutenção e despesas da casa.



Adorei o clima durante todo o período de campanha pela harmonia do grupo e disposição de todos em fazer o melhor para ajudar.  O grupo que eu trabalho abraçou a causa e todos foram "Papai Noel" de alguma criança. Foi muito gratificante ver a mobilização para a compra do presente, a preocupação em não frustrar o escolhido, a dedicação na embalagem do presente e tudo mais.

A turminha composta por 106 garotas e garotos, receberam o Papai Noel e passaram o dia cheinho de surpresas.

Escolhe um lugar para visitar, em sua maioria o que elas mais precisam e de alguém para ouvir as suas histórias, um abraço bastante apertado e um belo sorriso. As crianças são carentes de presença e não de presente.


Se faça presente, pesquise uma casa e faça uma visita.
Quer conhecer o abrigo?

Abrigo Lar Pérolas de Cristo, à Rua Eduardo Dotto, 1.800, Paripe /Tubarão. 
Salvador- Bahia


p.s: Ivana, não esqueci de vc, a postagem tá pronta, só estou com problema nas imagens. Vou resolver isso ainda hoje.Pode acreditar!


3 comentários:

  1. Parabéns pela postagem de solidariedade,deveriamos nos lembrar que natal representa o nascimento de Cristo e não consumismo ou mesa cheia,quando muitos dos filhos de Deus passam fome de comida e de afeto!pensemos no veradeiro significado do NATAL
    IVANA CASTRO

    ResponderExcluir
  2. Parabéns nossa Anja da Moda pl linda postagem.
    Grande bj,
    Danda.

    ResponderExcluir
  3. Adorei Cáren! Tanta gente precisando e muitos com essa tal "venda" dá as costas e esquece que a responsabilidade social é um dos deveres de todos nós! Fiz uma visita a APAE, nesse mês de Dezembro e fiquei super encanta com o projeto que eles realizam.. Revigora a gente!

    Beijos e Feliz Natal galera do Pittaco na Moda!!

    Tamires

    ResponderExcluir