quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Ritual da make

Amo maquiagem gentemmmmmmmmmmmm. E sei que fazer a maquiagem é sim um ritual.
Ritual porque se maquiar não é pintura, e sim, um processo com início, meio e fim.
Não é algo aleatório e sim, algo bem definido, pois exige bom senso e criatividade!

Sei que vc, em algum dia da sua vida, já se assustou com a make de alguma mulher na rua... Sim! De fato não condeno, só acredito que faltou orientação e bom senso.
Na vida a gente aprende tudo! E aprende que uma maquiagem bem feita não significa exagero.

Se entregar a todas as sombras como se o rosto fosse uma obra de arte, não é nada legal. Até pq vc não está tratando apenas do tema make, vc está falando da sua pele, e ela merece cuidados e muita cautela.

Primeiro vamos saber dos efeitos causados à pele para quem usa a make todos os diassssss:

Antes gostaria de enfatizar que, a maquiagem não promove o envelhecimento da pele! E é por isso que a cada dia o mercado cresce e as empresas especializadas desenvolvem combinações que além de correções, hidratam e protegem a pele! (não sou especialista no assunto, mas pode vasculhar a net!)

Pittaco: Se vc usa make todos os dias, vc irá precisar limpar a pele diariamente. Após a lavagem com sabonete líquido, passe um demaquilante para remover as impurezas mais profundas. Limpe bem a região dos olhos, viu?


Se sua pele for hiper sensível há probabilidade das alergias se manifestarem, mas nada para assustar, pois existem makes na versão hipoalérgicas.
Nas peles oleosas podem surgir mais cravinhos e mais espinhas... Calma! Nada que cuidados com alguns cremithos não resolvam...
O que quase nunca acontece, mas não posso deixar de falar é dos olhos. Ceratite (inflamação nas córneas) e/ou blefarite (inflamação nas pálpebras) podem surgir quando fragmentos de sombras, pó e até mesmo o delineador penetram na região (para isso o cuidado com a qualidade do produto é inquestionável).


Bem, agora vamos aos fatos:
Falei e reafirmo para que vc grave por osmose: Fazer maquiagem é um ritual.
Está disposta? Então vamos lá.

Primeiro conheça os produtos. Nada de achar que a cor é lindinha, bunitinha e na modinha. Sua pele não é brinquedo, então, esqueça os baratérrimos, ao longo do tempo isso se tornará caro (e bota caro nisso).

Pittaco 1:
Limpeza: Por favor, limpe a pele com um sabonete líquido próprio para seu tipo de pele.
Tonificar: Não deixe de passar um tônico adstrigente por causa da oleosidade.
Hidratar: A hidratação é fundamental, pois ajuda a repor água para a pele. Mesmo que sua pele seja oleosa, use.
Proteger: Protetor solar, sim, existem marcas que já utilizam protetor solar na base e no pó.


Pittaco 2:
A natura acaba de lançar a nova coleção de maquiagem: A Natura Una.
Quem me deu a dica foi a consultora de beleza, Eli Amorim. Ela vende os produtos há dois anos e garante que a novidade é super atual, pois o foco é a make com efeito natural.

A pré-maquiagem, mais conhecida como primer (na Avon é o Magix), tem como função fechar os poros, reduzir o brilho, minimizar a aparência de rugas e linhas de expressão além de deixar que a make dure mais tempo na pele.uauauauau (quase uma mágica??? uau). É pq ela cria um filme invisível que deixa a pele uniforme.




Vc precisam avaliar o  seu rosto. Identificar partes mais claras e escuras, as manchinhas, as olheras... Pq? Pq aplicar corretivo e base é quase a hora exata de assassinar a make!
Vai dizer se não viu alguém por ai, com o rosto tão repleto de pó que mais parecia "Gasparzinho- o fantasminha camarada"? Então, vai entrar pro grupo, é?

Sabendo a real da pele dá para usar truques fabulosos. Como? Para de fazer do corretivo pasta e do pó sabonete.
O pittaco é único: pingos e leves batidinhas na pele para quase tudo.

Sabendo disso a forma certa de passar o corretivo nas olheras e usar uma linha imaginária de um triângulo invertido abaixo dos olhos e... pingos e leves batidinhas na pele.
clique na imagem para fazer a leitura



Para a base líquida, adote as batidinhas. Veja se há regiões mais claras na sua pele e outras mais escuras. Caso sim,  veja qual é o tom da sua base (mais para a clara ou para a escura?). Depois disso, iguale a cor da pele pela base... Explicando melhor: Tenho a região da testa e alguns pontos nas bochecas mais claros. O tom da minha base é mais para as regiões mais escuras do meu rosto. Então, aplico a minha base nas partes mais claras.
Observe que fazendo isso, a sua pele começará a ter a cor uniformizada.
Se sua pele estiver ok, lembre da letra T. Ham? Pegue a base, coloque- a no dedo ou molhe o pincel e, em seguida dê batidinhas (com movimentos em círculos) na sua testa, nariz, bochechas e queixo. A posição é do centro para as laterais.
Fazendo isso vc não fica com um quilo de base agarrada no cabelo (eca)!

clique na imagem para fazer a leitura


E o grande toque fe-no-me-nal (e agora com équioooo). Esqueça aquela esponjinha que vem na parceria do pó compacto e adote um pincel. Escolha o maior possível e colete o pó do estojo com ele, retire o excesso na palminha da mão e...

clique na imagem para fazer a leitura

Seja feliz! Espalhe-o por todo o rostooooooooooooooo. Lembra da base? Faça o mesmo: Pegue o pincel e dê batidinhas na testa, nariz, bochechas e queixo, aí com movimento circulares vá espalhando-o do centro para as laterais, porque a região mais crítica é na zona T e evita que o pó fique acumulado próximo a raiz do cabelo. (outro eca!)
Adoro passar pó! Lembra infância! uauauauau

clique na imagem para fazer a leitura


Agora a coqueluche,  o blush, acredito que a ideia do blush é dar um efeito de pele coradinha (estou errada?) e vcs podem me explicar pq tem gente que parece que é índio usando isso? Vc n está pintando um quadro... Vc está se maquiando, então retirem os excessos dos pincéis e aplicadores a cada utilização.
O novo blush da Natura possui efeito aveludado, retirando o excesso do aplicador (ele vem com aplicador próprio- n precisa de pincel) vc pode dar batidinhas suaves até atingir o tom desejado.

clique na imagem para fazer a leitura

Pronto! Efeito natural! Sem lápis, rímel, sombras e batons!

Até a próxima!

p.s: Alguns produtos da Natura Una possuem a tecnologia Chronos, com a presença de elastinol +R, CAO (complexo antioxidante) e ceramidas de maracujá, combinados ou não no mesmo produto. Esses ativos ajudam na prevenção e correção dos sinais do tempo e agem diretamente na firmeza e elasticidade da pele.

2 comentários:

  1. Cá...

    Dá lincença p mais um pittaco????

    Olha só eu sou natura total, alias minha vida é a.n d.n antes e depois da natura...uso tudo...o lápis de olho da linha única então...PERFEITÃO...

    Agora vem o pittaco: para tirar a maquiagem...remove bem e é baratinho...shampoo johnson e johnson...o tradicional...
    e uma base que dá um cobertura ótima na pele,protetor solar e pode usar blush normal, é a SpectraBAN...vendida em fármacia...

    Beijos,menina linda.

    Ah! Que aula de maquiagem,viu? tenho loucura de saber me maquiar direito, solicito uma aula de COMO PASSAR DELINEADOR NA PÁLPEBRA???

    ResponderExcluir
  2. Cáren meu amor, adorei seu blog, estou realmente orgulhosa de você. E fico ainda mais cheia de mim pq tenho o luxo ( siiiiiiimmmm.... o LUXOOOOOOOOOOO) de ser sua amiga.

    Adorei o pitaco de maquiagem.

    Falta agora falar de combinações (sem fantasia carnavalesca) de sombras.

    Agora tô até com vontade de sair todo fim de semana, só para poder utilizar desses PITACOS

    M
    A
    R
    A
    V
    I
    L
    H
    O
    S
    O
    S

    PS: Me diz aí, o que você sugere para customizar roupas "medievais". Tem um monte aqui que não sei o que fazer.

    Beijokas e xêro

    ResponderExcluir